segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Eco Ponto

Onde descartar os eletrônicos, pneus, pilhas e baterias inservíveis?


Com o avanço da tecnologia, não demora muito e seu computador fica defasado. E quando você troca a máquina o que fazer com o PC antigo? 
        Essa é uma das razões para o aumento do volume de lixo eletrônico gradual no Brasil. Segundo o último estudo divulgado pela ONU, o país é o maior produtor per capita de resíduos eletrônicos entre as nações emergentes.
      Com um pouco de boa vontade, porém, é possível ajudar o meio ambiente. Nosso município possui uma alternativa sem custo para amenizar esse problema, é só levar o aparelho até o Eco Ponto que este é descartado de forma correta, para empresa licenciada para receber esse tipo de material. Situado na Rua Tristão Monteiro, 162, Bairro 15 de Novembro (Próximo a garagem da Prefeitura), o atendimento é em quartas-feiras das 8h às 17h30.
            Vale ressaltar que o local recebe apenas lixo eletrônico de pessoas físicas.
Outra opção é entrar em contato com o próprio fabricante da máquina. 
Empresas que aceitam os eletrônicos usados:
Claro 
A empresa recolhe em 140 lojas telefones celulares, baterias e acessórios de qualquer fabricante. 

Dell 

Entre os três principais fabricantes de computador no país, essa é a única que apóia uma política de coleta de computadores usados. Os clientes da Dell que querem doar computadores (dessa ou de qualquer outra marca) são direcionados à Fundação Pensamento Digital, que tem a fabricante como parceira. A empresa disponibilizará um sistema de coleta que vai até a casa do consumidor para retirar a máquina usada.

HP 

Promove campanhas sazonais chamadas Trade-in, realizadas em grandes lojas de varejo, nas quais os equipamentos usados de qualquer marca ou modelo podem ser revertidos em descontos na compra de impressoras, multifuncionais e scanners da HP. A empresa também tem uma política de recolhimento de cartuchos para clientes corporativos. Quando reciclados, os produtos podem ser utilizados na produção de peças automotivas, bandejas para microprocessadores e telhas de cobertura.

Motorola 

Os clientes da empresa podem devolver os aparelhos e baterias em assistências técnicas autorizadas.

Nokia 

Os usuários da fabricante podem entregar seus telefones, baterias e acessórios para algumas assistências técnicas.

Sony Ericsson 

Empresa de tecnologia mais verde, segundo ranking recente do Greenpeace, a Sony Ericsson recolhe telefones celulares em grandes magazines ou assistências técnicas autorizadas. 

TIM 

Em todo o país, as lojas e revendas exclusivas da operadora recolhem aparelhos celulares, baterias e acessórios, que recebem destinação “de acordo com as normas ambientais”.

Vivo 

A operadora tem alguns pontos de venda e revenda que aceitam celulares, acessórios e baterias. Os itens recolhidos são encaminhados para um descarte apropriado e, segundo a empresa, o recurso obtido com esses eletrônicos vai para o Instituto Vivo. A Belmont Trading, empresa responsável pela coleta, triagem e descarte, afirma que 80% dos aparelhos são reciclados e 20% são revendidos em outros países.







          O descarte e armazenamento de pneus deve ter responsabilidade compartilhada entre consumidores, lojas, fabricantes e prefeituras. Eles são encaminhados para a Associação Reciclanip, onde ocorre o co-processamento e a destinação final.

Lembrando que a Lei 12.305/2010 além de outras propostas ambientais, fala sobre a Logistica Reversa: 
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário